CATETE

NASCI NO BERÇO DO CATETE, NO GOVERNO DE JUSCELINO E TIVE A SORTE DE TER PESSOAS TÃO NOBRES EM MINHA VIDATIVE UMA VIDA DE PRINCESA E PEBLÉIA AO MESMO TEMPO, NÃO ERA RICA NEM POBRE. PAPAI TRABALHAVA NO RESTAURANTE, MINHA MÃE ERA LAVADEIRA E DEPOIS PASSOU A VENDER DOCES, COCADAS, BIJUS ETC..VESTIDA DE BAIANA COM TODA POMPA E GRAÇA. ESTUDEI O ANTIGO PRIMÁRIO NO EXTERNATO MADALENA SOFIA DEPOIS FUI PARA O COLÉGIO SACRE-COUER NA SUBIDA DA LADEIRA DA RUA PINHEIRO MACHADO NAS LARANJEIRAS.
SOU DO TEMPO DO BONDE E DO TRÓLEO, ÍAMOS AO CENTRO DA CIDADE, NO TABULEIRO DA BAIANA, E NO EDIFÍCIO 13 DE MAIO NA CINELÂNDIA.
ALMOCEI E JANTEI MUITAS VEZES NESTE BAR, ONDE MEU PAI ERA COZINHEIRO E FAZIA COMIDAS MARAVILHOSAS, NA FRENTE TINHA UMA BANCA DE FRUTAS SEMPRE FRESQUINHAS, PAPAI TRABALHOU MUITOS ANOS NESTE BAR, CONHECI MUITOS ARTISTAS DA BELA ÉPOCA. ELE TRABALHOU TAMBÉM NO PETUNIA E GAROTA DO FLAMENGO.
DE UM LADO A CONFEITARIA FRANCESA, ONDE TINHA UM SORVETE DELICIOSO, AO MEIO O CINE SÃO LUIZ ONDE ATÉ FIZ XIXI NAS CALÇAS QUANDO FUI ASSISTIR O FANTASMA DO BARBA NEGRA, AO LADO A LOJA MAIS CHIQUETOSA DO BAIRRO A MADAME MEY LÓGICO QUE DISPUTAVA COM A TÃO FAMOSA MADEMOISELLE.

NASCIDA E CRIADA NO BAIRRO DO CATETE DIGO QUE FUI AGRACIADA POR DEUS POR TER ME DADO ESTA DÁDIVA. UM LUGAR TÃO MARAVILHOSO ONDE EU PODIA ESCOLHER EM QUE PARQUE QUERIA BRINCAR, PODIA SER NOS FUNDOS DO PALÁCIO DO CATETE, OU NO PARQUE DO GUINLE, OU NO ATERRO DO FLAMENGO QUISSÁ NO PALÁCIO DO GOVERNO ONDE MEU TIO ERA CHOFER DO GOVERNADOR, NAQUELA ÉPOCA.
ENTRADA DOS FUNDOS DO CASARIO DA RUA CORREIA DUTRA, ESTEVE POR ANOS ABANDONADO DEPOIS O PALÁCIO DO CATETE, UMA LOJA DE MÓVEIS A RECUPEROU, CHEGOU ATÉ A TER UMA ÉPOCA DE CASA COR. UM LUXO.
O CATETE PARA MIM É MAIS QUE UM BAIRRO, É METADE DE MINHA VIDA CONTADA EM PROSA, VERSOS E HISTÓRIAS.
NÃO TENHO CONTA DE TANTAS TRAVESSURAS QUE FIZ NAS ESCADARIAS DESTE CINEMA E A BAGUNÇA QUE A TURMA APRONTAVA. DOMINGO A MATINÊ ERAM AS 10HS. QUE DELÍCIA. POR VEZES SE FEZ FESTIVAL DE OVOS NAS ESCADARIAS DO CINEMA.E A BRIGA COM A TURMA DA VILA DO SAPS. O PESSOALZINHO METIDO.
ESTA LOJA EM BAIXO DESTE PRÉDIO AZUL, FICAVA A PAPELARIA .GOSTAVA DE COMPRAR CANETAS COLORIDAS E BORRACHA. EM FRENTE ERA O PALÁCIO DO CATETE ONDE BRINQUEI COMO SE FOSSE A MINHA CASA. ALIAIS O BAIRRO TODO ERA A MINHA CASA. EU MORAVA NO CASARÃO ATRÁS DA LOJA DO JUQUINHA QUE ERA PADRINHO DE MINHA IRMÃ MAGNA, DONO E PROPRIETÁRIO DA LOJA E DO CORTIÇO, NOSSA CASINHA FICAVA ESCONDIDA DO BURBURINHO DA RUA. NO CASARÃO DA FRENTE EM CIMA DA LOJA TINHA UM CORTIÇO, MUITAS HISTÓRIAS SE PASSARAM NAQUELE LUGAR.
NUNCA UMA CRIANÇA TEVE TANTO AVÔ COMO EU.VÔ JUCA, VÔ JOAQUIM, VÔ DANILO,VÔ PEPE, VOVÕ NENEU, ESSE ERA FOGO, UM ESPANHOL QUE ANDAVA DE TAMANCOS SEUS OLHOS ERAM TÃO AZUIS QUE MAIS PARECIAM DUAS GRANDES BOLAS DE GUDE. ELE INSISTIA QUE EU TINHA PÉS CHATOS E ME FAZIA ANDAR COM AQUELAS BENDITAS BOTAS ORTOPÉDICAS DA SAPATARIA SÃO JORGE, QUE MAIS PARECIAM DOIS COTURNOS NAS MINHAS CANELINHAS FINAS. ÉRAMOS VIGIADOS 24 HORAS AO DIA, PELO BAIRRO TODO, MAIS NEM POR ISSO DEIXÁVAMOS DE FAZER MUITAS ARTES.
BRINQUEI MUITO NESTA LOJA," A FELICIDADE DO CATETE", PERTENCIA AO VOVÓ JORGE, MAIS Á FRENTE TINHA ESTE HOTEL ONDE ÍAMOS VER TELEVISÃO. MAIS TARDE TRABALHEI NESTE HOTEL COMO TELEFONISTA AÍ EU JÁ TINHA UNS 28 ANOS.

Comentários

  1. Cecília, eu sou Carlos Fernandes e também morro de amores pelo Catete e adjacências. Li que vc mencionou a loja do Juquinha, que era seu parente... Comprei muito jogo de botão lá. Uma saudade imensa, eu era um príncipe e não sabia. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORIGEM DA FAMILÍA LOUZADA

ALMÍSCAR - Animal, vegetal e artificial

SUBSTANTIVOS COLETIVOS