ANANDA









Na Índia antiga, o êxtase do amor era chamado de Ananda, felicidade ou consciência beatífica. Os antigos videntes diziam que os humanos tinham sido feitos para participar desse ananda todo o tempo. Como citei anteriormente, um verso famoso dos Vedas declara sobre a humanidade:
"No deleite foram concebidos, no deleite eles vivem, para o deleite retornarão." Ananda é muito mais do que prazer, até mesmo o mais intenso prazer erótico. É um terço da fórmula para a verdadeira natureza do espírito humano, descrita pelos Vedas como Sat Chit Ananda, ou eterna consciência beatífica.
Como veremos, o caminho para o amor termina com a realização plena dessa simples frase. Sat é a verdade eterna sustentando toda a existência; quando sat está totalmente estabelecida, não há mal ou sofrimento, porque não há nada separado da unidade. Chit é a consciência dessa unidade; é a plenitude da paz que não pode de modo algum ser perturbada pelo medo.
Ananda é a felicidade suprema de estar nesta consciência;
é a beatitude imutável que todos os vislumbrantes do êxtase pretendem ser. O caminho do amor nos leva ao conhecimento pleno de todos os três aspectos sem dúvidas.
Mas o que nós provamos com mais frequência aqui na terra é o último - ananda - na alegria da paixão."
Deepak Chopra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORIGEM DA FAMILÍA LOUZADA

ALMÍSCAR - Animal, vegetal e artificial

A CASA FEITA DE SONHOS