PESQUISA CONTROLA IMAGENS COM O CÉREBRO


Pacientes com eletrodos conseguiram fazer aparecer as imagens nas quais estavam pensando. Nesta ilustração, Marylin Monroe surge enquanto Michale Jackson desaparece


SÃO PAULO – Resultado de mais de uma década de trabalho, pesquisa publicada hoje em uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo mostra que é possível controlar imagens em um computador usando apenas o cérebro.

O estudo revela ainda que uma pessoa pode controlar de forma rápida, consciente e voluntária os neurônios de regiões profundas da mente.

Entre os resultados mais surpreendentes apresentados hoje no artigo da Nature está o fato de que um neurônio é capaz de “vencer” a batalha contra estímulos externos e fazer surgir na tela a imagem que deseja.

A base do trabalho foi uma descoberta feita há cinco anos pelo neurocientista Christof Koch, do California Institute of Technology (CALTECH) e pelo neurocirurgião Itzhak Fried, da Universidade da Califórnia (UCLA). Eles perceberam que um único neurônio do cérebro pode reconhecer sozinho pessoas, locais e objetos.

Agora, ao lado do Dr. Moran Cerf, da Caltech, eles descobriram que as pessoas podem ter controle sobre esses neurônios individuais e, assim, manipular uma imagem em uma tela de computador. Curiosamente, esses neurônios estão localizados em uma área do cérebro que se acreditava não poder ser acessada pelo controle consciente.

Eletrodos e Marylin Monroe

Para realizar o estudo, a equipe de Cerf utilizou as informações de eletrodos já implantados no cérebro de 12 pacientes da Escola de Medicina da UCLA. Todos os pacientes sofriam de ataques epilépticos que não podiam ser controlados por medicação. Para ajudar a localizar a área na qual aconteciam os ataques, eles passaram por uma cirurgia para implementar eletrodos em regiões profundas do cérebro. Esse procedimento era necessário para localizar regiões futuramente acessadas em uma cirurgia para controlar os ataques

Matéria de:.

Paula Rothman é jornalista e tem no DNA uma queda por biologia e natureza. Antes de cuidar das editorias de Ciência e Tecnologias Verdes de INFO Online trabalhou no site Guia dos Curiosos e na revista TPM.

Interessante não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORIGEM DA FAMILÍA LOUZADA

ALMÍSCAR - Animal, vegetal e artificial

SUBSTANTIVOS COLETIVOS