RESPIRAÇÃO COM ÊNFASE NO OLFATO



RESPIRAÇÃO COM ÊNFASE NO OLFATO


SENTADO

Fechamos uma das narinas com o indicador e inspiramos com a outra narina, como se estivéssemos “farejando“ , mas não rápido demais. Enquanto isso, imaginamos intensamente um aroma que deve ter um determinado efeito, como por exemplo, café moído na hora (faz despertar), menta , limão (refrescante) , lavanda, sálvia (calmantes).
Em seguida, expira-se pela mesma narina, novamente de maneira intermitente. Inflamos um pouco as narinas a fim de dar maior intensidade ao aroma.
Podemos também ir mais longe e aplicar a aromaterapia de maneira mais prática, pondo uma gota de óleo essencial numa das mãos e, cheirando com prazer, aspiramos profundamente o aroma pelo nariz. Sabemos que esses óleos tem maior efeito terapêutico do que a infusão da mesma planta, porque o ato de cheirar leva a ação do aroma para o cérebro, que governa as nossas funções corporais.
Não se deve esquecer de fazer uma pausa entre uma inspiração e expiração e vice-versa. Fazer o exercício três vezes para cada lado.
Imaginamos : “Estou desperto e vivo . “ ”Estou tranqüilo e descontraído. “ “ Estou à altura da minha tarefa.

RESPIRAÇÃO REFRESCANTE
A língua, enrolada no sentido longitudinal, é esticada bem para fora. Através dessa espécie de tubo, sorvemos suave e gostosamente o ar; detemo-nos um pouco e , em seguida, expiramos normalmente pelo nariz. Ao mesmo tempo, imaginamos um aroma refrescante ( limão, laranja, menta ) , mas podemos igualmente por uma gota dessas substâncias sobre a língua.
Fazer o exercício de três a cinco vezes.
Efeito : frescura quando o ar estiver muito quente; combate à agitação, à ira e ao aborrecimento.

Imaginamos : “Sinto-me refrescado e distante das coisas”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORIGEM DA FAMILÍA LOUZADA

ALMÍSCAR - Animal, vegetal e artificial

SUBSTANTIVOS COLETIVOS