FUXICO

FUXICO
Mexerico, intriga.

Mas a minha mãe me explicou ontem, enquanto fazíamos juntas fuxicos para um "pé de fuxico" que estou plantando para a próxima festa, que estes graciosos círculos de retalho, quase um patrimônio cultural brasileiro, ganharam este nome pois, pelo menos aqui no interior da Bahia, era comum grupos de mulheres que juntavam-se na calçada para fazerem juntas enormes colchas, toalhas, almofadas, centros de mesa. E aí, já viu né? Era só fuxico. "Fuxico só é bom fazer assim, papeando...", diz a mamãe, que é craque e caprichosa na arte do fuxico, da linha e da tesoura. 

Felizmente o costume ainda persiste n'alguns cantos, hoje em dia mais para fins comerciais do que puro deleite, mas o fato é que os fuxicos persistem, firmes e fortes, vez por outra popularizados até demais, como aconteceu com a pobre da chita, tão explorada nos últimos anos que acabou perdendo o charme. 

Da mesma forma, existem também os clubes de retalhos. Lembram do filme Colcha de Retalhos, com a Winona Rider, onde um grupo de mulheres de diferentes idades e estilos uniam-se em torno da confecção de colchas de retalhos, enquanto costuravam ali também as suas próprias vidas? Se eu tivesse fôlego fundava um Clube do Fuxico ao meu redor, fica a idéia para quem tenha. Quem sabe um dia...
image

Fuxico é simples, mas melindroso...

1- Risca-se os círculos com a ajuda de um molde (no meu caso sempre improvisados da cozinha, onde o que não faltam são circunferências mil de todos os diâmetros!);

2- Recorta-se os círculos (as minhas tesouras estão uó, mas não tem problema, porque quando a gente faz a barrinha não aparece);

3- Emborca-se as bordas passando a unha ou um cartão de crédito para marcar bem a barrinha;

4- Alinhava-se (ou franze-se) as bordas;

5- Forma-se uma touquinha;

6- Puxa-se a linha e faz-se o fuxico. Depois é dar um nozinho na ponta por dentro e cortar a linha.

Com fuxico a gente faz colchas, cortinas, centros de mesa, almofadas, roupas, bolsas, bijoux, o diabo! Ah! E festas! =)

Mas tem uma coisa: a questão da composição, né? É preciso fazer um estudo de cores, combinações e composições de padrões. Mas se você não é boa nisso, pode optar por fechar num único padrão, destacando apenas a técnica do fuxico. Exemplo: uma colcha inteirinha só de fuxicos... brancos! Já pensou que linda? =)

Eu fuxico, tu fuxicas?

RECEBI ESTE FUXICO DAS RAINHAS DO LAR E ESTOU DIVIDINDO COM VOCÊS.bjjS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORIGEM DA FAMILÍA LOUZADA

ALMÍSCAR - Animal, vegetal e artificial

SUBSTANTIVOS COLETIVOS